terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Os pássaros de Alfred Hitchcock (The birds)

Frase do filme: "Back in your gilged cage, Melanie Daniels"
Vale a pena: Clássico, medonho e Hitchcock
Não vale a pena: Se você tem medo de terror, não acho que é uma boa. A experiência pode ser traumática.
Gostei? Sim!
Detalhe que provavelmente só eu reparei: O Hitchcock tem uns toques fofos nos filmes, que me impressionam pela fofura. Em A mulher do fazendeiro, tem os cachorros lindos. Em Os Pássaros, tem a tomada na qual a Melanie vai fazer a curva no carro no caminho de Bodega Bay e os passarinhos viram junto, por inércia. Eu achei fofo.

Do que se trata o filme:
Uma jovem (Melanie) recebe uma peça de outro jovem (Mitch) em uma loja de pássaros, sendo grossa com ele. Após o incidente, ela se sente culpada, e, para tentar se desculpar, viaja até a cidade em que ele está (Bodega Bay). Só que nesse começo de romance, nem tudo são flores: a cidade começa a sofrer ataques de pássaros, que, estranhamente, se unem para atacar os cidadãos.

Os meus comentários:
O filme de Hitchcock é, talvez, um dos mais ligados aos traumas de infância que eu conheço. Isso é só um comentário à parte, mas de verdade, é assustadora a quantidade de pessoas que eu conheço que assistiu pelo menos uma parte do filme quando era criança e depois não conseguiu mais nem pensar nele.

Mas ok, traumas estão aí para ser acabados. O filme mostra de uma maneira raramente explorada por Hitchcock a questão do sobrenatural, e da maneira comum o medo, abordando a boa e velha pergunta se o que é pior é o medo ou a concretização desse medo. Ele trata também de maneira muito peculiar a reação do homem ao medo, sendo inicialmente mais honestos e abertos, e depois absolutamente agressivos e fechados. (E pelo visto, também faz o homem fumar, nossa, como fumam as pessoas nesse filme. Okay, mas, brincadeiras a parte, é bom não nos esquecermos que eram os anos 1960 e os cigarros podiam inclusive fazer propaganda nos filmes)

Quanto aos seus aspectos artísticos, o filme é um daqueles que torna quase impossível dizer que cinema não é arte, por sua capacidade de chocar e assombrar. Os cortes feitos nas horas certas, a fotografia de contrastes. Fora o trabalho que deve ter dado para a produção treinar pássaros, criar efeitos especiais para simular ataques e empalhar pássaros para criar as multidões. Um trabalho gigantesco, mas que fez com que o filme se tornasse um clássico.

Ah, sim, e no momento fica a dica: Se o DVD for original, não custa ver o final original nos extras! Vale a pena, mesmo que seja só pelos rascunhos dos desenhos.

Então, concluindo, é um filme que não perde a capacidade de paralisar, não importa quantas gerações se passem. Seja por conta de boas atuações, por sua maravilha de produção e direção, ele se tornou um clássico. E se alguém tiver coragem de fazer altos barulhos enquanto os pássaros estão na tela, olhando para você, parabéns! Você foi mais corajoso que eu!

Hahaha, e é isso gente, beijos!!

Um comentário:

  1. Nunca vi os pássaros, mas adoro frenesi e festim diabólico ambos dele... Confesso q a ideia central do filme me perturba bastante! Bom talvez um dia eu tome coragem e veja...

    ResponderExcluir