segunda-feira, 18 de julho de 2011

O blog está de volta + De volta para o futuro de Robert Zemeckis (Back to the future)

Bom, antes de tudo, obviamente quero dizer que eu voltei a fazer o blog, mas com espectativas mais realistas de postagem. Eu sei que vai ser quase impossível voltar a fazer duas postagens por semana, então tudo o que prometo é postar o máximo que eu posso, okay?

Agora, vamos ao que interessa, ou seja, os filmes!

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=yosuvf7Unmg
Fala do filme: "Last night, Darth Vader came down from the planet Vulcan and told me that if I didn't take Lorraine out that he'd melt my brain."
Vale a pena: Para quem curte filmes bem leves e engraçadinhos, no tipão de filme dos anos 1980s.
Não vale a pena: Se você busca algo existencialista sobre a viagem ao futuro (eu não sei também porque você procuraria isso nesse filme).
Gostei? Na medida do possível.
Detalhe que provavelmente só eu reparei: Todo mundo deve ter reparado, na verdade, mas achei engraçadíssimo o comentário sobre um som novo para o primo Chuck Berry.

Do que se trata o filme:
Marty McFly é apenas um garoto de 1985, aproveitando a sua vida com um pai meio perdedor e aspirações de rockeiro glam. No entanto, quando seu amigo Doc consegue realizar a viagem no tempo através de uma máquina-carro, ele acaba indo para o passado, em 1955. Lá, ele acaba fazendo com que seus pais não se conheçam, o que impediria o seu nascimento no futuro. Além de ter que resolver esse problema, ele tem também que ajudar o Doc do passado a conseguir energia o suficiente para que ele possa voltar ao presente.

Os meus comentários:
Bom, a primeira coisa que qualquer pessoa tem que reparar sobre esse filme é como ele é obviamente um filme dos anos 1980. Mesmo. Seja pelo fato de ele ser do tipo blockbuster, com o intuito de ser uma diversão para toda a família, seja pelo fato de ele mostrar a onda de desengajamento político que acontecia na classe média dos Estados Unidos que tornava esse tipo de filme bem leve ter grandes bilheterias, ou seja pelo fato de ele estar totalmente ligado ao movimento de glam rock, o que é mostrado na banda de Marty e também na escolha da trilha sonora.

Isso sendo considerado, é óbvio que não dá para esperar que o filme tenha um roteiro altamente complexo e existencialista, apesar do tema ser a viagem no tempo. Eles tratam tudo de uma maneira bastante simplista e clara, o que foi essencial para a popularidade do filme em sua época, e até hoje. Ele consegue atingir tanto os pais, que se divertem lembrando da sua adolescência, quanto os filhos, que se divertem pensando em como foi a adolescência dos pais. A maneira que Zemeckis trata o problema de quebrar o espaço/tempo (que é a de o filho ter que resolver o problema do desencontro dos pais, e que leva a conseqüências no futuro) deve então ser considerada bastante inteligente, dado que se ele escolhesse por algo mais específico, parte de sua universalidade sumiria.

Há inumeros outros filmes que tratam sobre a viagem no tempo. Para citar três, temos Efeito Borboleta, O Planeta dos Macacos e A Ressaca. Com toda essa variedade, percebe-se que o tema pode ser visto com diversos vieses. De superexistencialista a bastante discreto e até de um humor esculaxado, se torna ainda mais claro como a escolha de tratamento de humor leve e despreocupado deu certo para o filme, que muitas vezes aparece acima dos outros em listas de qualificações de filmes.

Para terminar, tenho que admitir que considerei altamente inspirada a atuação de Michael J. Fox. Na época, ele tinha os seus vinte e poucos anos, mas conseguiu entrar muito bem no papel de um preocupado adolescente. Como uma das minhas grandes críticas aos filmes e séries que retratam adolescentes é a incapacidade dos atores de parecerem mais jovens para entrar no papel. Ele, no entanto, faz isso com perfeição.

E acho que é isso, geeente! Por favor, façam comentários e dêem sugestões!
Beeeijos!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog Carol!!!!!
    Amei !
    Passei para deixar um beijo e dizer que eu, a Gabi e nossa nova marca Bisou Bisou estamos te seguindo !!!!
    xoxo
    T.Paula

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Carol!O blog está lindo!
    Bjs,
    Gabi

    ResponderExcluir