quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Up- Altas Aventuras de Peter Docter e Bob Peterson (Up)

Diálogo do filme: "My name is Dug. I have just met you, and I love you."
Vale a pena: Animação muito fofa e bem feita, com belos detalhes e com um roteiro maduro em relação a outras animações. Concorreu até ao Oscar de melhor filme!
Não vale a pena: Quem não gosta de animações e quem não gosta de coisas mais melosas.
Gostei? Sim
Detalhe que provavelmente só eu reparei: O filme tem texturas extremamente complexas e trabalhadas. Da trama da roupa até a barba por fazer.

Do que se trata o filme:
O filme conta a história de Carl Fredricksen, se iniciando na sua infância para explicar o seu sonho de mover a sua casa para o "Paraíso das Cachoeiras", até os seus 78 anos, quando ele sente a necessidade de realizá-lo. Para essa aventura, ele acaba inesperadamente contando com a ajuda do garoto Russel, o cão Dug e a Narceja, e aprendendo com eles mais do que ele imaginava.

Os meus comentários:
Primeiro de tudo, eu queria explicar que eu vi o filme no cinema, em 3D, e depois eu casa, agora, para escrever. Assim, eu tenho que pedir (fica a dica): quem tiver a chance de assistí-lo em 3D, por favor, o faça! Sim, mesmo sem ser em 3D ele ainda tem imagens lindas como a do "Paraíso das Cachoeiras" ou a do "Spirit of Adventure", mas é ainda melhor com!

Agora sobre o filme, em si, eu acho necessário dizer que das duas vezes que o vi, eu o considerei extremamente maduro por um lado, mas também incrivelmente acessível para crianças, o que mostra um salto de qualidade nos filmes infantis que começou a alguns anos e, acho, atingiu seu ápice. A maturidade do roteiro vem do fato de ele trabalhar com elementos simples, como a lealdade (Dug), experiência (Carl), a inocência (Russel) e o humor (Kevin, a narceja) de um modo bastante inusitado, mostrando como eles podem conviver. Além disso, ele mostra como é importante a criação de vínculos para que se possa superar diversos eventos. Ao mesmo tempo, a acessibilidade vem exatamente desses elementos simples, que tornam o filme fácil de compreender para as crianças.

Uma coisa que eu achei curiosa no filme é o fato de ser mostrado o ídolo de Carl, Charles Muntz, no início e no final do filme. No início, ele serve de inspiração e de uma forma de mostrar a sua fixação infantil que se torna tão importante. Já no final, Carl encontra o seu ídolo decadente, fixado em uma idéia que o leva à quase insanidade. Achei uma interessante abordagem da necessidade dos vínculos para se ter uma vida saudável.

Por fim, eu queria pedir para que se ficasse atento a dois detalhes:a narceja e o início do filme. Kevin é o personagem mais jocoso do filme, bastante caricato, e mesmo nele há outros valores, como o da família. Assim, percebe-se o padrão do filme de criar personagens com reais personalidades, mais profundos. Já o início do filme é só um detalhe, mas se você prestar atenção nele, se torna mais fácil acompanhar o filme inteiro!

Obrigada, comentários e etc aqui embaixo!

2 comentários:

  1. Esse é um dos meus preferidos, mas acho que os adultos entenderam mto mais o filme do que as crianças...

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada pela Ellie! só queria falar isso mesmo...ahahaha

    ResponderExcluir