quinta-feira, 10 de março de 2011

Burlesque de Steve Antin (Burlesque)

Bom, antes de tudo, esse post é dedicado à leitora Juliana! Espero que você goste!

Fala do filme: "Do you ever listen to anything beside your own voice?"
Vale a pena: Se você gostar de musicais e estiver mais interessado em como chegar ao fim do filme do que em simplesmente se ele é surpreendente ou não.
Não vale a pena: Se você quer assistir algo extremamente inovador ou tem um bloqueio com musicais.
Gostei? Sim.
Detalhe que provavelmente só eu reparei: Com a franjinha que colocaram na Christina Aguilera para ela parecer mais inocente, ela ficou a cara da Hillary Duff em A nova Cinderela.

Do que se trata o filme:
O filme conta num plano geral a história de Ali, uma garçonete que sai de sua pequena cidade natal e vai morar em Los Angeles, para tentar construir uma nova vida. Lá ela conhece o clube Burlesque, chefiado por Tess, que está com problemas financeiros e mal consegue manter seu imóvel. A partir desse momento, o filme começa a se focar mais nas relações entre as pessoas que trabalham e freqüentam o local, e menos apenas na vida de Ali, mas também mostrando as suas dificuldades nesse novo local de trabalho. Por fim, também é contado como as pessoas têm que trabalhar juntas para que um lugar tão querido para elas possa permanecer aberto.

Os meus comentários:
Ai, ai, como eu adoro os musicais! Todas as coreografias, músicas marcantes e atuações geralmente mais medianas! E esse, como não poderia deixar de ser, é um musical típico: notas altas para as vozes, coreografias, figurinos e locações; notas mais baixas para as atuações e roteiro. E é assim que é a maioria dos musicais, e não adianta, o que vai nos comover nele são as músicas e o modo que elas são apresentadas, assim como o que vai nos impressionar. Eu, pelo menos, tento julgar um filme dentro da sua categoria, sabendo as limitações e os pontos fortes das categorias. E, tudo isso considerado, achei Burlesque um musical muito legal. Antes que algum fã da Cher ou da Chirstina me matem, eu não estou dizendo que é uma má atuação! Só que a atuação não é exatamente o ponto forte do filme. Aliás, algo relacionado a isso me chamou bastante a atenção: dois atores que não cantam, Eric Dame e Stanley Tucci, participam muito bem do filme, trazendo pontos mais altos nesse quesito.

Além disso, acho adorável o que fizeram com as músicas do filme, e fico bem feliz que ele tenha recebido o Globo de Ouro por Melhor Canção Original. Há algumas músicas originais para o filme, que realmente entram no clima de cabaré que ele tem, e ao mesmo tempo eles fizeram algumas homenagens à músicas e coreografias clássicas, como a música Diamonds Are a Girl's Best Friend e a coreografia de Cell Block Tango, do musical Chicago, talvez o máximo do burlesco nos musicais. Para o momento #ficadica fica então prestar atenção nas músicas cantadas durante o filme e tentar lembrar de onde elas vieram!

Acho também legal que o filme mostre diversas cenas sem a atriz principal. O fato de ele se dividir nas diversas histórias mostradas no filme dá um toque a mais, gera um efeito ao espectador de achar que sabe mais da história do que cada personagem sabe, individualmente. Além disso, há durante o filme um forte senso de humor mais negro que, particularmente, me agrada, e faz com que algumas cenas sem músicas sejam mais engraçadas do que dramáticas (ainda que haja um toque de drama meio mal feito em algumas cenas).

Por fim, gostaria de comentar que as personagens Ali e Tess são dois grandes clichês do cinema, mas que são tratadas de uma forma bem legal nesse longa. Ali é a garotinha do interior que vem buscar fama na cidade grande, mas nesse filme ela é marcada por uma enorme personalidade, além de uma vontade de fazer o que faz que a leva inclusive a estudar sobre o assunto. Já Tess faz o papel de uma quase-cafetina mal-humorada e de cabeça fechada, que vai se abrindo aos poucos. Mas o seu modo de fazer isso, ao mesmo tempo com classe e um humor ácido, tornou o papel mais interessante.

E é isso! Espero que vocês gostem! Comentários abaixo!

Um comentário:

  1. ameiii o post!!!
    discordo um pouco sobre as atuações, pois achei a Cher mto boa, como sempre, mas ameei o filme!
    tb reparei na franjinha hahaha!!
    bjooos, vou pedir outros filmes depois

    ResponderExcluir